Desenvolvimento de Pessoas
Organizações vistas como máquinas: Pessoas eram consideradas como recursos de produção, comparados aos demais recursos (máquinas,equipamentos,capital,etc.)
Trabalhadores eram vistos como apêndices das máquinas e deveriam ser padronizados de acordo com o ritmo e a necessidade delas.
O Mundo do trabalho mudou: Hoje: - globalização nos negócios, surgimento de novas relações de trabalho, foco no desenvolvimento tecnológico e no conhecimento, resultado: forte impacto nas relações de trabalho, realidade: mercado financeiro instável e crises mundiais.
Transformação da organização: Sociedade Industrial: visão mecanicista, estrutura de trabalho rígida, controle, obediência. Sociedade do conhecimento: talento humano, aprendizagem, participação, cooperação.
O grande diferencial: A principal vantagem competitiva das organizações decorre das pessoas que nelas trabalham.
Organizações contemporâneas: complexas estruturas produtivas:tratam as pessoas com maior relevância (colaboradores-parceiros)
Ambiente das organizações contemporâneas:externo:economia, clientes, concorrentes,políticas publicas nacional e internacional, processos de inovação,tecnologia,modernidade,cultura local e regional. Interno: acionistas,fornecedores,colaboradores,equipes,cultura organizacional.
Organizações vistas como organismos:busca a melhor compreensão das relações entre a organização e o seu meio;importancia da inovação;foco na harmonia estratégica;estrutura,tecnologia e dimensões humanas.
Organizações vistas como cérebros: mundo dos negócios:sistemas de processamento de informações; mundo do trabalho em transição: impacto relevante nas relações e competências para o trabalho flexibilidade.
Novos modelos