desenvolvimento de bebês
Quando ele vai ficar sentado, vai engatinhar ou falar? Elaboramos um guia com as principais mudanças de cada fase do desenvolvimento da criança nos seus primeiros meses
.
É natural que os pais tenham muitas dúvidas sobre o comportamento e o desenvolvimento de seus bebês e, por causa disso, a consulta ao pediatra costuma ser um momento bastante esperado.
O desenvolvimento motor e de linguagem dos pequenos segue margens de normalidade esperadas a cada fase. Isto é, podem variar de criança para criança, mas existe um tempo máximo para cada situação ocorrer. “Quando os pais notarem algum tipo de estagnação, precisam conversar imediatamente com o pediatra, pois são sinais a investigar. É como se um alerta acendesse e é preciso analisar caso a caso”, explica Durval Daniel Filho, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.
Qualquer desvio da normalidade, ou atraso no desenvolvimento, responderá melhor à reabilitação quanto mais jovem for a criança. Contam pontos na hora de otimizar o cérebro infantil brincar, conversar bastante e estimular por meio de carinhos, dar beijos, mostrar figuras, fazer massagens na hora do banho e demais coisas que armazenam na memória o amor dos pais
Com 1 mês:
- Colocar objetos macios e coloridos a cerca de 20 cm da criança.
- Quanto o bebê estiver no colo ou deitado, movimentar objetos ou a mão lateralmente
- Colocar o bebê de bruços e apoiar as mãos nos pés dele, dando pequenos impulsos, para que ele vá se arrastando.
- Ajudar o bebê a colocar os pés e as mãos na boca como forma de conhecer as partes do próprio corpo.
- Juntar as mãos do bebê como se ele fosse bater palmas.
- Quando o bebê estiver deitado de barriga para cima, puxá-lo com cuidado, para que ele se levante um pouquinho, e deitá-lo novamente.
- Balançar chocalhos para que o bebê associe o som ao movimento.
- Às vezes carregar o bebê no colo virado para a frente, como se fosse uma