Desenvolvimento do bebê na gestação
Gestação- Ação ou efeito de gestar, se refere ao estado resultante da fecundação de um óvulo pelo espermatozoide, envolvendo também o subsequente desenvolvimento, no útero, do feto que foi gerado pela fecundação, encerrando-se na expulsão, chamada de "parto" ou "nascimento". (AURELIO, 2006).
A apresentação da gestação para uma mulher gera grandes desconfortos, alegrias, duvidas entre outros. Afinal esta estará gerando outra vida, sendo de grande importância para ela a participação ativa de todos os profissionais da saúde, orientar e acompanhar essa mulher em todas as etapas da gestação são primordiais, tendo como instrumento fundamental as consultas chamadas de pré – natal, que ira construir uma gestação segura, eficaz e um parto livre de transtornos.
Segundo Aurelio 2006, o pré natal é a assistência na área da enfermagem e da medicina prestada à gestante durante os nove meses de gravidez, visando evitar problemas para a mãe e a criança nesse período e no momento do parto.
Durante a gravidez, os pais podem escolher fazer o exame pré-natal, ou seja, diagnósticos para verificar se haverá deformações nos genes e nos cromossomos do embrião ou do feto.
Tendo a gestação etapas primordiais, desde o período de ovulação até a expulsão do feto.
2. Desenvolvimento
Abaixo serão relatadas as fases da gestação, incluindo os três trimestres, o primeiro da primeira semana de gestação ate a décima terceira semana, o segundo da décima quarta semana ate a vigésima sexta semana e o terceiro da vigésima sétima semana ate à quadragésima semana ou mais.
2.1 Primeiro trimestre:
As fases deste trimestre estão relatadas no quadro abaixo:
Quadro 1: Fases do primeiro trimestre da gestação:
1ª semana a 13ª semana
PRIMEIRO TRIMESTRE
1ª semana
Ovulação
2ª semana
Fecundação
3ª semana
De célula única a embrião
4ª semana
Implantação na parede do útero
5ª semana
Formação das estruturas essenciais
6ª semana
As células cardíacas começam a bater
7ª semana
Principais órgãos em