Desenvolvimento do bebê para Freud
FACULDADE DA SAÚDE
CURSO - PSICOLOGIA
DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
FACULDADE DA SAÚDE
CURSO - PSICOLOGIA
Bruna de Souza Marques
DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
A interpretação dos Sonhos
A interpretação dos sonhos, obra de Freud publicada em 1899, como data de 1900 afim de marcar o início do século XX, traz registros de autoanálise que Freud fazia sobre seus sonhos, assim trabalhando suas próprias neuroses.
No livro Uma Nota Sobre o Inconsciente ele caracteriza o termo “inconsciente” como uma concepção ou qualquer outro elemento psíquico presente na consciência, que em um determinado momento que pode se tornar ausente e logo em seguida tornar-se presente novamente (Freud, 1900).
Outra teoria que consta na obra é a da Catarse, que diz que a origem dos sintomas de histeria trata-se de uma quantidade de energia ligada as ideias provocadas pelo sintoma. Freud utilizada a hipnose e sugestão afim de liberar essas energia e assim, tentar acabar com a histeria.
Utilizando o método da hipnose e sugestão Freud percebeu que os sintomas passavam quando o paciente se encontrava em transi, porém voltavam após o termino da seção. Por conta disso se viu necessário ir em busca de outro método, assim surgindo o método de associação livre.
A associação livre trata-se de ouvir o que o paciente tem a falar, o que vier na mente, analisando todo o conteúdo falado e identificando os pontos que o paciente apresentava maior problema na hora de falar, afim de detectar as causas dos problemas de histeria. Freud percebeu também que boa parte dos relatos traziam lembranças da infância, relacionadas com sexualidade e momentos prazerosos. Ele apontava que parte de suas neuroses tinha como causa o seu desejo sexual pela sua própria mãe, assim criando a teoria do complexo de Édipo (seu primeiro desejo sexual é pela sua mãe, e seu