Desenvolvimento do bebê
Fecundação:
Cerca de catorze dias depois do início do período menstrual ocorre a fecundação. Isso acontece quando o gâmeta de um indivíduo do sexo masculino se une a um gâmeta de um indivíduo do sexo feminino para formar uma única célula. Esta célula é chamada de zigoto até que comece a crescer através da divisão celular.
.
.
Na mulher a ovulação ocorre aproximadamente a cada 28 dias; isto é, um folículo maduro que se encontra num dos seus dois ovários rompe-se e liberta um oócito II. Este encaminha-se para o útero através da trompa uterina onde normalmente ocorre a fecundação.
Numa ejaculação são libertados cerca de 500 milhões de espermatozoides; para que ocorra a fecundação, é preciso que pelo menos 20 milhões de espermatozóides penetrem o corpo da mulher de uma só vez. Eles penetram a vagina e procuram nadar através da cérvice (abertura para o útero) para a trompa uterina. Se a mulher se encontrar no período fértil o colo do útero para além de se encontrar mais aberto vai conter um muco cervical mais fluido e com a rede de fibras mais aberta permitindo que os espermatozóides entrem (cerca de 1% dos espermatozóides contidos no ejaculado) estes dirigem-se para as trompas ao encontro do oócito II, ocorrendo mais tarde a fusão de um deles com o oócito II após ter conseguido atravessar a zona pelúcida (reacção acrossómica), mal isto acontece as células foliculares glandulares que envolvem o oócito II retraem-se e o oócito II completa a Divisão II da Meiose.
Ao mesmo tempo liberta-se o conteúdo dos grânulos corticais formando a membrana de fecundação que não vai permitir a entrada de mais espermatozóides.
Após estar completa a Divisão II da Meiose e formado o óvulo os núcleos dos dois gâmetas fundem-se (Cariogamia) e forma-se o Ovo, com uma totalmente nova associação de genes e que vai caracterizar o indivíduo por toda a sua vida do ponto de vista genético.
Depois da fusão, o