desenvolvimento da criança
Segundo estágio: autonomia x vergonha Ocorre durante os segundo e terceiro anos de vida, é o momento em que a criança começa a explorar o mundo e o seu corpo. Ela deve ser incentivada a fazer as coisas de maneira autônoma, as restrições de sua exploração poderão levá-las à timidez e vergonha.
Terceiro estágio: iniciativa x culpa Vai dos 3 aos 6 anos de idade, aproximadamente, é a fase em que a criança desenvolve a sua identidade de menino ou menina, identificando-se e copiando o pai, se for menino e a mãe se for menina. A menina, algumas vezes, sente ciúmes do pai com a mãe, que quer ser a “namorada do pai” etc. Já o menino sente ciúmes do pai em relação à mãe, e tem dificuldade de compartilhar a sua atenção com o pai e/ou outros irmãos. No entanto, a falta de habilidade de muitas famílias para lidar com essa fase pode gerar sentimentos de culpa na criança, principalmente pela censura que lhe é imposta. É importante, nessa fase, que a família promova um ambiente seguro para a criança, a fim de que ela não se sinta culpada por expressar seus desejos e sentimentos. À medida que forem surgindo dúvidas a respeito de sexualidade, por exemplo, a criança precisa receber esclarecimentos, de acordo com sua idade e sua capacidade de compreensão.
Quarto estágio: domínio x inferioridade Nesse estágio, a criança tem a necessidade de controlar a sua fértil imaginação e direcionar sua atenção ao processo da educação formal. Nesse momento, a criança aprende as recompensas da diligência e da perseverança. O interesse pelos seus brinquedos abre espaço as novas atividades mais produtivas com outros instrumentos e desenvolve diversas habilidades como nadar, andar de bicicleta Nessa fase o ego está