Desenvolvimento da criança
Este trabalho tem como objetivo descrever o desenvolvimento psicológico e comportamental da criança desde a concepção.
O crescimento da criança é um fator relevante em todos os aspectos, pois é preciso que se tenha um desenvolvimento integral, ou seja, social, psicológico, por isso é fundamental oferecer condições a criança de ter um desenvolvimento sócio-afetivo adequado e desenvolver também a sua capacidade de aprendizagem respeitando os limites de cada idade.
OBJETIVO.
Segundo Janine Serafim psicóloga e consultora da Unesco, após muitos anos de pesquisas na área fetal, aponta-se que o desenvolvimento do psiquismo humano tem início ainda no ambiente intra-uterino .
O útero é o primeiro ambiente da criança e, assim sendo, deverá ser receptivo, pulsante e acolhedor. Dessa forma, medo, estresse, angústia, ou qualquer outro tipo de emoção podem alterar esse processo energético (Reich, 1987).
O desenvolvimento emocional tem início no ventre materno e vai sendo moldado ao longo da vida, mas é nos primeiros anos, nas primeiras relações estabelecidas no seio familiar, que adquirimos os alicerces para o desenvolvimento futuro (Serafim, 2008).
A presença do pai durante a gestação também é fundamental, uma vez que o afeto e carinho que ele demonstra, por intermédio da mãe, também chegam até o bebê em formação.
De uma forma figurada podemos dizer que o seio da mãe representa uma continuidade do cordão umbilical, que foi cortado após o nascimento, este rompimento simboliza o começo de uma vida independente.
A amamentação é muito importante, pois nesse momento a mãe desenvolve com o bebê o começo de uma relação de amor, segurança e confiança.
O bebê na fase da amamentação tem prazer na região da boca, e o desmame precoce, antes de um ano de vida, pode prejudicar a formação futura da capacidade de confiar nos outros e de dar e receber.
A criança apresenta dois aspectos distintos de evolução: o crescimento e o