o desenvolvimento da criança
A teoria do período crítico, no entanto, não é suficientemente explicativa.Um ponto que é caracterídtico da aquisição de língua materna e o fato de que a aquisição da linguagem ocorre em estágios. ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR 0 a 18 meses – Nessa etapa há o desenvolvimento dos sistemas de ação e percepção. A criança começa ter noção de permanência do objeto. Comunica-se através de choros e gestos e começa a perceber suas vocalizações. ESTÁGIO PRÉ-OPERATÓRIO 18 meses a 12 anos – Compreende três substágios:
Substágio pré-conceitual
18 meses a 4 anos – Período em que se inicia a função simbólica, a criança começa a referir-se ao passado, presente e futuro. Neste período iicia-se a socialização da ação, interiorização da palavra.
Substágio intuitivo
4 a 7 anos – Período em que a percepção é imediata para a resolução de problemas. A criança começa a disntinguir os objetos que apresentam determinadas palavras e a usar essas palavras em lugar do objeto., como “au-au” para otodos os animais. Substágio das operações concretas
7 a 12 anos – O pensamento torna-se reversível e iniciam-se as operações lógicas. Ela é capas de construir frases mais complexas e os períodos com coordenação vaõ dando lugar a períodos com subordinação. Período de aquisição da língua escrita. ESTÁGIO DAS OPERAÇÕES LÓGICO-FORMAIS 12 a 16 anos – A criança para agir consciente e logicamente, a organizar ações mentais.
Vygotsky também identifica