amanco
Em busca de matérias-primas mais seguras, a Amanco investe em tecnologia alternativa, promove a reformulação de produtos e conquista o selo ambiental
A Amanco, uma das maiores fabricantes de tubos e conexões do mundo, recebeu no ano passado o selo ambiental Sustentax, que atesta produtos sustentáveis. O selo foi obtido após a empresa modificar a fórmula de um adesivo plástico utilizado para unir tubos e conexões. No lugar do tolueno, uma substância que pode causar dependência química ao trabalhador que inala seus vapores, a Amanco passou a usar solventes de menor impacto, que emitem 50% do limite aceitável para a emissão de gases tóxicos. Essa não foi a única mudança promovida pela Amanco na formulação de seus produtos. A empresa também trocou os estabilizantes à base de chumbo por outros que utilizam cálcio e zinco, eliminando os riscos de intoxicação por metal pesado.
Essas mudanças exigiram um esforço da área de engenharia de materiais da Amanco para não provocar um aumento nos custos. No caso da substituição dos estabilizantes, o custo inicial do novo produto era 6% superior ao do que era utilizado. Por meio de ajustes nas formulações, uso de matérias-primas alternativas e melhoria de processos, a Amanco obtém agora o novo estabilizante a um custo equivalente ao do antigo. A reformulação de produtos foi possível porque a Amanco conta com um sistema de gerenciamento para monitorar todas as matérias-primas utilizadas no processo de produção. Os insumos e também os fornecedores passam por uma rigorosa análise. Para a presidente da empresa, Marise Barroso, esse é um bom exemplo da busca constante de um equilíbrio social, ambiental e econômico. "Sempre buscamos esse triplo resultado", diz Marise.
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
TRABALHO ACADEMICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
TEMA: AÇÃO SUSTENTÁVEL NA EMPRESA
Santana de