Desenvolvimento Cognitivo
Envolve :
O processo de pensamento incluindo as seguintes capacidades:
Compreensão de fatos que ocorrem a sua volta; percepção de si mesmo e do ambiente; perceção de semelhanças e diferenças; memória; execução de ordens; comprensão de conceitos de cor; compreensão de conceitos de forma; compreensão de tamanho; compreensão de espaço; aquisição de conceitos e o estabelecimento de relações entre fatos e conceitos; compreensão de tempo e a relação dos conceitos entre si.
Jean Piaget considera a existência de 4 estádios fundamentais do desenvolvimento cognitivo da criança:
1º.Estádio: Período Sensório-Motor (até aos 2 anos)
Este período vai desde o nascimento até aos dois anos. A partir da transformação dos reflexos inatos a criança começa a desenvolver a sua inteligência, prática e manipulativa (sensório-motora), que consiste fundamentalmente numa diferenciação entre ela e o mundo. A criança começa por possuir apenas sensações internas - prazer, dor -, mas depois é capaz de acompanhar com o olhar um objecto que se desloque no seu campo visual. Lentamente vai reconhecendo a autonomia dos objectos e reconhecendo-se diferente deles. O pensamento como representação interiorizada ainda não existe. No final deste período, a criança apresenta as seguintes características cognitivas:
a) é capaz de conhecer as coisas sem estar directamente a actuar sobre as mesmas;
b) procura-as quando não as encontra no seu campo visual (noção de permanência dos objectos);
c) evoca no presente uma actividade passada (noção de sucessão temporal dos acontecimentos e de certa relação de causalidade); c) aparece a linguagem, ou função simbolica (18/24 meses);
2º.Estádio: Período Pré-Operatório (2 aos 5/6 anos)
Começa por volta dos 2 anos e vai até aos cinco/seis anos. Durante este período a criança desenvolve a inteligência