Proposta de mini-curso
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR
L I CE N C I AT U R A E M M AT E M ÁT I C A - P AR F O R Z D
PROPOSTA DE MINI CURSO
EVENTO: I Seminário Parfor do IFMA
TÍTULO: Utilização de softwares educacionais no ensino e aprendizagem matemática.
LOCAL: Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Santa Inês.
PERÍODO: 03 a 05 de novembro de 2011.
CARGA-HORÁRIA: 15 horas.
1 IDENTIFICAÇÃO
Esse mini curso tem como objetivo analisar quais tecnologias são adequadas ao processo de aprendizagem de matemática. Buscando promover uma refexão inicial sobre diversas e complexas questões anteriores às decisões que precisaremos tomar na nossa prática como profssionais da área de educação matemática. Dentre estas questões destacamos: que relação existe entre as Tecnologias de Informação e Comunicação atuais (TIC´s) e as transformações e impactos do mundo contemporâneo; existe ou não um conjunto de conceitos fundamentais sobre as TIC´s que precisem ser dominados por todos os cidadãos? Que abordagem pedagógica é a mais adequada para se vencer os desafos educacionais de ensinar tais conceitos de uma forma efetiva e democrática?
Qual o impacto do uso destas ferramentas no ensino da disciplina de matemática? Que tipos de ferramentas existem e quais são as mais adequadas?
Estes aspectos dizem respeito diretamente à educação matemática, mas contemplam uma análise das relações entre escola, sociedade e tecnologia. Essas relações são bastante abrangentes e têm implicações nas nossas aulas de matemática, pois, como já sabemos a sala de aula não é uma ilha.
Neste curso serão apresentadas noções básicas de alguns softwares educacionais, tais como: CABRI Geómetre; GrafEq; Turtle-Grafics, e POLY.
2 JUSTIFICATIVA
A tecnologia da informação e comunicação está cada dia mais arraigada no cotidiano do homem moderno e de maneira irreversível, principalmente no cotidiano