Desenvolvimento cognitivo e de linguagem
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
CÂNDIDA PIEDADE
ELIS NOBRE
JÉSSICA CONCEIÇÃO
JOEZER OLIVEIRA
JOSELIA LIMA
MARILENE ELPÍDIO
SUZANA SIMÕES
TATIANA VASCONCELOS
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE LINGUAGEM
Salvador
2013
CÂNDIDA PIEDADE
ELIS NOBRE
JESSICA CONCEIÇÃO
JOEZER OLIVEIRA
JOSELIA LIMA
MARILENE ELPÍDIO
SUZANA SIMÕES
TATIANA VASCONCELOS
FICHAMENTO
Trabalho apresentado ao curso de graduação em Psicologia, Faculdade Maurício de Nassau, como requisito parcial para obtenção de nota na 1ª unidade da disciplina: Psicologia da Educação.
Orientador: Professor (a) Rosângela
Salvador
2013
Uma visão geral do desenvolvimento da criança
Explorando o que é desenvolvimento
Processos e períodos
“Quanto mais você aprende sobre o desenvolvimento das crianças, mais compreende qual o nível mais apropriado para ensiná-las.” (pág. 27)
“A infância tornou-se uma fase tão distinta do período da vida humana que é difícil imaginar que nem sempre foi assim. Na era medieval as leis geralmente não distinguiam delitos cometidos por crianças ou por adultos, e as crianças eram frequentemente tratadas como adultos miniaturas.” (pág. 28)
“O padrão de desenvolvimento da criança é complexo, já que é resultado de diversos processos: biológico cognitivo e socioemocional. O desenvolvimento também pode ser descrito em termos de períodos.” (pág. 29)
A necessidade de se compreender o desenvolvimento infantil se justifica pelo fato de que é com base nele que se faz a escolha do método de ensino mais apropriado para os períodos de desenvolvimento.
Se na era medieval a criança era vista como um pequeno adulto, hoje em dia a infância é reconhecida uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano. A partir deste reconhecimento, percebeu-se também a singularidade que cada criança possui. Para uma melhor compreensão de