Ed.Fisica/SALTO EM DISTANCIA
O Salto em distancia (Extensão) de uma maneira geral é uma atividade para atletas velozes de boa estatura, possuidores de grande elasticidade e perfeita coordenação neuro-muscular.
O salto em distancia é uma prova bem natural que requer de seu praticante, velocidade, boa coordenação, flexibilidade e rápida reação nervosa.
Sua execução é de forma simples.
Aparentemente o salto em distancia é muito fácil, mas são muitos os saltadores em potenciam que confiaram apenas em suas qualidades de boa velocidade e impulsão, mas não progrediram por não se dedicarem à assimilação dos movimentos técnicos de salto. Portanto é necessário dominar muito bem a técnica da especialidade.
A disposição mental do saltador de distancia é semelhante à dos demais saltadores.
Consideração
A) Qualificação Física – Velocidade, flexibilidade, rápida reação nervosa, boa coordenação
B) Qualificação Mental – Determinação, Animo Absoluto, Habilidade
Técnica do Salto em Distancia
Para essa prova, buscamos uma corrida rápida para adquirir a velocidade ideal, o acúmulo de energia para realizar o salto, procurando ganhar a altura máxima e finalmente uma queda que não seja sentada na areia.
Três são os estilos (técnicas) geralmente empregados:
A) Estilo Grupado
B) Estilo Tesoura – passada no ar – Hitch – Kick
C) Estilo Grupado com Entrada de Quadril (arco)
ESTILO GRUPADO
Nesse estilo os joelhos são levados para cima numa posição sentada e o saltador depende principalmente da força de impulsão no seu deslocamento, recebendo pouco auxilio do movimento das pernas enquanto estiver no ar. Portanto a posição grupado, aparece mais cedo e permanece até a queda.
Pode-se conseguir com esse salto bons resultados apesar do mesmo ser considerado menos técnico, devido apresentar o abaixamento das pernas , uma vez que a posição grupada, dificilmente se mantém com equilíbrio necessário por um tempo relativamente longo. Nessa posição grupada, o Centro de Gravidade esta