desenvolvimento cognitivo de criancas de 2 a 6 anos
No desenvolvimento cognitivo abordaremos a teoria de Piaget, como já foi dito anteriormente, o período pré-operacional (2 a 7 anos), em que a criança pode lidar simbolicamente com certos aspectos da realidade, mas seu pensamento ainda se caracteriza pela responsabilidade; Dividido em: Pensamento simbólico pré-conceitual: 2 a 4 anos e Pensamento intuitivo: 4 a 7 anos (PAPALIA & OLDS, 2006).
Por volta dos 18 a 24 meses, a criança começa a fazer uso de símbolos mentais. Permite a criança refletir mentalmente sobre pessoas, objetos e eventos. Contudo, a criança ainda não pode pensar com lógica. A pesquisa mostra que, de certa forma, Piaget subestimou a capacidade das crianças que descreveu como pré-operacionais.
Segundo Papalaia & Olds (2006), as crianças pré-operacionais podem compreender o conceito de identidade, estão começando a compreender os relacionamentos causais, estão desenvolvendo proficiência na classificação e compreendem princípios de contagem e quantidade. Elas não compreendem a conservação e tendem a confundir a realidade e a fantasia, raciocinar transdutivamente, e não compreendem a reversibilidade e as implicações das transformações. As crianças pré-operacionais parecem ser menos egocêntricas do que Piaget supunha e são capazes de empatia. Elas mostram sinais de terem uma teoria da mente, incluindo consciência de seus processos de pensamento, certa habilidade para distinguir eventos imaginários e reais, capacidade de enganar, e compreensão de que as pessoas podem manter crenças errôneas.
Estudos do desenvolvimento da memória indicam que o reconhecimento é melhor do que a recordação, mas ambos aumentam durante a segunda infância. A recordação é influenciada pela motivação para domínio e estratégias de estudo (PAPALIA & OLDS, 2006).
A incapacidade de recordar eventos da segunda infância em idade posterior pode dever-se ao modo como as crianças codificam as lembranças. As