Trabalho de Observação
São Paulo
2014
Introdução:
Quando observamos uma criança de oito anos correndo,subindo nas coisas e pulando.E depois pintando, montando um brinquedo,conversando com os amiguinhos,falando que o jeito que ele faz e o mais correto. Depois se compararmos com uma criança de três anos ela não vai ter a mesma facilidade de correr e de pular como a crianças mais velha e nem de escrever. Isso acontece porque o ser humano tem fases de desenvolvimento, cada fase esta ligado a um avanço de desenvolvimento físico e cognitivo, entenda melhor a partir das observações que o nosso grupo fez.
Desenvolvimento Físico
Mudanças Físicas
As mudanças físicas entre as idades de 2 a 6 anos são menos drásticas.A ainda que sutis ,as mudas físicas da segunda infância proporcionam uma base adequada para os saltos cognitivos e sócias que estão a sua frente. As mudanças de altura e peso acontecem de forma muito mais lenta nos anos pré-escolares do que na primeira infância .A cada ano a criança aumenta de 5 a 7,6 centímetros de altura e cerca de 2,7 quilos de peso; Alem disso o crescimento se torna mais previsível durante a segunda infância.
Curvas de crescimento
Quando os profissionais de saúde medem a altura e peso das crianças,eles utilizam uma estatística chamada de classificação percentil para descrever como a criança se compara a outras de mesma idade. Uma classificação percentil é a porcentagem de indivíduos cujos escores em uma medida são iguais ou menores do que se uma criança que está sendo individualmente considerada.Por exemplo,se o peso de uma criança no 25° percentil, 25% das crianças de sua idade pesam menos do que ela e 75% pesam mais.Em outras palavras,uma criança que está no 25°percentil está no lado pequeno, comparada com seus equivalentes. Uma criança que está no 50° percentil está em torno da média, e outra que está no 75° percentil é mais pesada do que a maioria das crianças de sua idade. Os