FUNDOS DE INVESTIMENTOS
Pesquisa quanto aos Fundos de Investimentos.
Uma análise geral e mostrar como funciona o mercado de Fundos de Investimento, sua rentabilidade, suas vantagens, e quais são os riscos envolvidos.
OBJETIVO
O principal objetivo é desenvolver uma introdução para expor como funciona este mercado, e mostrar ao que estamos sujeitos no momento em que realizamos uma aplicação em um Fundo de Investimento.
FUNDO DE INVESTIMENTO
Um fundo de investimento é uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. O fundo de investimento funciona como forma de cotas. Os cotistas compram uma quantidade de cotas ao aplicar, e pagam uma taxa de administração a um terceiro (o Gestor) para coordenar as tarefas do fundo e gerenciar seus recursos no mercado. Ao comprar cotas de um determinado fundo, o cotista está aceitando suas regras de funcionamento (aplicação, resgate, horários, custos etc.), e passa a ter os mesmos direitos dos demais cotistas, independentemente da quantidade de cotas que cada um possui. É como se fosse um condomínio de apartamentos, em que cada condômino é dono de uma cota (um apartamento) e paga a um terceiro para administrar e coordenar as tarefas do prédio, seu patrimônio é dividido em cotas, cujo valor é calculado diariamente por meio da divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas em circulação. Nele são estabelecidas as regras de funcionamento. Essas regras são seguidas por todos, sem exceção.
Os fundos de investimento podem ser feitos com grandes bancos, ou corretoras que existem no mercado, também de grande competência e que darão relatórios sobre como esta sendo investido seu dinheiro.
RENTABILIDADE
A rentabilidade de cada fundo é determinada pela estratégia de investimento adotada pelo gestor, que deve respeitar as