Desempenho
A avaliação de desempenho é um instrumento. O primeiro objetivo da avaliação de desempenho é conhecer. A correta utilização deste instrumento pode transmitir: a sensação de verdadeira segurança em termos de carreira a curto, médio e longo prazo, a satisfação das necessidades sociais e de integração, no sentido de que quem trabalha faz parte de um grupo e necessita de sentir-se adequadamente posicionado sob esse aspecto, o sentido de importância da própria atividade em relação às Atividades dos demais colegas e o aspecto da possibilidade de desenvolvimento das próprias competências e pontos fortes;
A Avaliação de Desempenho ganhou lugar nas organizações como forma de controle e disciplina de seus colaboradores, através de um processo envolvendo metas e resultados. Popularizou-se com o surgimento do capitalismo e das grandes indústrias.
Já em 1880, o exercito americano desenvolveu processos de avaliação e em 1918 a General Motors, aplicou sistemas formais para avaliar seus executivos. Ao longo do tempo, a Avaliação de Desempenho, recebeu inúmeras contribuições conceituais e tecnológicas, tornando o processo confiável, fácil de aplicar e seguro.
Uma das maiores contribuições foi com o advento do taylorismo, onde Taylor em uma de suas pesquisas deu origem a “avaliação de mérito”, visando a racionalização do trabalho, disciplinando o funcionário e corrigindo ou alterando o modo de realizar sua função.
Analisando os processos atuais de avaliação, percebemos uma grande evolução frente às técnicas e procedimentos utilizados em sua aplicação, e o avanço tecnológico, sem dúvida alguma contribuiu de forma positiva para essa evolução. Os meios de aplicar a avaliação, de divulgar as metas, e até mesmo de comunicação, foram facilitadores na propagação deste processo, que tornou-se fundamental para a gestão eficaz do Capital Humano.
Quando falamos de Avaliação de Desempenho, temos como objetivo principal avaliar o