Segurança de redes sem fio
Nos últimos anos a comunicação sem fio ganhou um espaço considerável nas tecnologias de transmissão de dados entre componentes eletrônicos tornando o dia a dia dos usuários mais prático e agradável. Embora o custo para se ter essa tecnologia ainda seja muito elevado, muitas empresas estão adotando essa ideia de rede sem fio, evitando aquele monte de cabos entrelaçados.
Sabemos que existem vários aparelhos que transferem informações de um lugar para outro sem elementos físicos perceptíveis, mas vamos focar apenas no padrão Wi-Fi que é voltado para transmissão de dados entre computadores seguindo o mesmo conceito do telefone sem fio e todos os outros dispositivos sem fio.
O primeiro padrão lançado foi o 802.11b, logo após veio o 802.11ª, naturalmente o 802.11ª deveria ser o primeiro mas uma parte do espectro em que ele deveria operar não estava disponível, logo veio o 802.11g que tem aproximadamente a mesma velocidade que o 802.11ª e trabalha na mesma frequência que o 802.11b e tem compatibilidade com esses dois padrões, posteriormente veio o 802.11n e tem compatibilidade com os padrões anteriores citados. Esses são os padrões de maior utilização.
1. Objetivos 2.1 Objetivos gerais Buscar novos conhecimentos dessa área de comunicação, que conquistou o mercado nos últimos anos substituindo as redes cabeadas, tornando mais prático o dia a dia do usuário com a sua mobilidade de poder acessar a internet de qualquer lugar que possua sinal wireless e que tenha livre acesso. 2.2 Objetivos Específicos Diferenciar e comparar os padrões Wi-Fi local, falando sobre seus conceitos e características, mostrar seus principais equipamentos. E com base nesses conhecimentos falar onde cada padrão seria viável para cada tipo de empresa.
2. Redes sem fio ou Wireless
Uma rede sem fio refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais