Desempenho x resultados
O prefixo (Des) + o sufixo (Empenho) formam a palavra DESEMPENHO, portanto Desempenho significa RETIRAR DO EMPENHO, resgatar o que está no empenho.
Nesse caso, desempenho não significa algo que fora realizado com sucesso, é resgatar do empenho.
Exemplo:
A pessoa que tem acesso a conhecimentos em geral, empenha para si tais conhecimentos. Quando precisar de algum conhecimento que está empenhado irá resgatar o que for necessário para fazer uso dele. Quando se resgata o que se encontra empenhado, não significa necessariamente que esteja fazendo um bom uso desse resgate.
O que faz com que as pessoas realizem qualquer coisa com sucesso é o estado de total entrega sem deixar que as percepções bloqueiem seus resultados.
O DESEMPENHO é algo intangível, não mensurável, ao contrário do resultado, esse sim é tangível, mensurável e conceituável. Não se pode afirmar que Fulano, sicrano e beltrano, tiveram um excelente ou péssimo “desempenho”, não há afirmações sobre o intangível.
Nesse caso, Desempenho é intangível e Resultado é tangível.
O atleta teve um ótimo ou péssimo resultado e a partir dessa afirmação pode-se mensurar e conceituar tais resultados. Para conceituar o que motivou um péssimo resultado será necessário perguntar e a resposta virá em forma de percepções. São as percepções que fazem com que as coisas aconteçam ou não.
Etimologia de Desempenho: Resgate do que se encontra empenhado.
Comparações:
Des+culpa = Retirar a Culpa
Des+empregado = Não está empregado, foi retirado do emprego.
Des+motivado = Não se encontra motivado, foi-lhe retirado a motivação.
Roberto Pierre Rigaud
RH EM AÇÃO