Desejo , Necessidade e Demanda
Tem origem natural, instintiva, biológica. Não podem ser criadas ou moldadas pelas empresas e marcas. Todo novo produto proposto por empresas que se orientam pelo Marketing se relaciona de alguma maneira à descoberta de uma necessidade do consumidor, detectada em algum processo de pesquisa.
“Necessidades descrevem exigências humanas básicas. As pessoas precisam de comida, ar, água, roupa e abrigo para poder sobreviver. Elas também têm uma necessidade muito grande de recreação, educação e entretenimento.” (Kotler, 2000)
Desejo
Tem origem emocional ou racional e são moldadas pelas ações das marcas e empresas, principalmente por suas ações promocionais. Também têm relação direta com nossa cultura e com os hábitos sociais.
“Necessidades se tornam desejos quando são dirigidas a objetos específicos capazes de satisfazê-las. Um norte americano NECESSITA de comida, mas DESEJA um hambúrguer, batatas fritas e um refrigerante (…). Desejos são moldados pela sociedade em que se vive.” (Kotler, 2000)
Demanda
Ocorre quando nossas Necessidades e Desejo se convertem em AÇÃO. É o objetivo final do Marketing e, por isso, é considerada sua medida de sucesso. Ou seja, para saber se uma ação de Marketing está funcionando o melhor caminho é medir a demanda que ela é capaz de gerar.
“DEMANDAS são desejos por produtos específicos apoiados por uma possibilidade de pagar. Muitas pessoas desejam um Mercedes, mas apenas algumas podem e estão dispostas a comprar um. As empresas devem medir não apenas quantas pessoas desejam seu produto, mas também quantas estão efetivamente dispostas e aptas a adquiri-lo.” (Kotler, 2000)
Do ponto de vista do mercado, o homem tem necessidades, desejos e demandas. As necessidades são carências detectadas; os desejos são necessidades culturalmente condicionadas; enquanto as demandas são necessidades e desejos acompanhados de poder de compra. O capitalismo está interessado em demandas, deixando que a liberdade de consciência diga