A História das coisas
Através do texto de André Sponville, "Apresentação da Filosofia", somos introduzidos ao conceito da filosofia. Entendendo um pouco o seu conceito entendemos ao mesmo tempo a sua importância para a solução dos problemas mencionados no curta. A filosofia nada mais é do que uma reflexão sobre os saberes. Vimos no filme que nossos recursos são finitos, mas a nossa economia é movida a consumo. Somos sempre incentivamos a consumir cada vez mais. Se as pessoas se conscientizassem mais, refletissem mais sobre essas questões, ou seja, filosofar, poderíamos mudar esse panorama.
Segundo Sponville, "é evidente que a filosofia tem os seus especialistas, seus profissionais, seus professores. Mas ela não é uma especialidade, nem uma profissão, nem uma disciplina universitária: ela é uma dimensão constitutiva da existência humana". Por isso não cabe só a esses profissionais a reflexão sobre esse sistema que está acabando com nosso planeta, cabe a todos nós. A filosofia busca a sabedoria, a razão. Nosso mundo consumista vai caminhando em sentido contrário a razão.
Se como diz no texto de Sponville, "a filosofia é uma atividade que, por discursos e raciocínios, nos proporciona a vida feliz", o caminho para isso é a filosofia. As coisas rumando para onde estão, a felicidade para as futuras gerações não será nada mais do que utopia.