Processo Freform

711 palavras 3 páginas
Surfaçagem Digital

*Processo Free Form

No processo Free Form, as lentes são calculadas por um software e independe do técnico. O operador apenas insere os dados no computador e o próprio sistema toma as decisões de operação, tempo e processos a serem aplicados. Não são utilizados moldes e nem lixas.

Neste processo é utilizado um bloco de visão simples e todo o design da progressão da lente é realizado na sua parte interna.

A surfaçagem é realizada por um Bits (ferramenta) de corte que possui um diamante com precisão de 0,1 micron (1 micron= milionésimo de metro) e variáveis de rotação, passo e profundidade que são controlados via sistema de inteligência artificial (computador). Sendo assim, as dioptrias são muito mais precisas e as superfícies mais complexas.

Quanto ao polimento das lentes, o mesmo é feito por um sistema de constante lubrificação e irrigação que proporciona um resultado com maior eficiência e sem distorções. Em seguida, utiliza-se um laser para gravar as marcações na superfície da lente e descrever o seu design e a adição.

Depois de pronta é feita uma análise topográfica da lente através de sistemas avançados de conferência, posteriormente a lensometria digital.

Surfaçagem Digital

* Processo Convencional

A surfaçagem é o processo de transformação dos blocos oftálmicos em lentes, nessa etapa são vários os procedimentos adotados para controlar e garantir lentes com alto padrão de qualidade, são eles:

Conferência dos bloco=>. Avaliação rigorosa de sua estrutura física e especificação técnica fornecida pelo fabricante (base e adição).

Cálculo=> Este procedimento determina a dioptria depois de surfaçada. Neste setor são feitos os cálculos matemáticos de acordo com o tamanho, tipo e formato da armação para determinação da espessura de centro e curvatura interna da lente, dados necessários para formação da dioptria em relação ao tipo de material do bloco oftálmico. Para tais cálculos dispomos de uma

Relacionados