Descrição - Provas Piagetianas
Departamento de Psicologia
Psicologia do Desenvolvimento II Turma: A01/1
-Descrição e Método de Aplicação das Provas Piagetianas
Prova 1) Transvasamento dos Líquidos
Para essa prova serão utilizados dois copos estreitos e altos iguais, uma taça larga e baixa capaz de conter a mesma quantidade de água que os copos, e uma jarra.
Diante da criança, encha um dos copos com água até uma certa altura, depois encha o outro copo e peça para a criança dizer "PARE" quando o nível de água estiver igual ao do copo anterior. Passe o conteúdo de um dos copos para a taça de forma que agora fiquem um copo e uma taça com água em seu interior. Coloque os dois lado a lado e pergunte para a criança onde ela acha que possui uma maior quantidade de água, no copo ou na taça. Dada a resposta pergunte o porquê.
De acordo com Piaget, as crianças sem o domínio da conservação (antes de 6/7 anos) escolhem uma das duas opções. Se for o copo justificam dizendo porque ele é mais alto, e se for a taça a justificatva é porque ela é mais larga. Algumas crianças nesse estágio também apresentam certa dificuldade para escolher uma opção, de forma que trocam de resposta com frequência, dizendo certa hora ser o copo, e logo em seguida ser a taça, seguido pela afirmação: "Não sei.".
Já as crianças que possuem o domínio da conservação (depois de 6/7 anos) conseguem perceber que a quantidade de água é a mesma e usam três princípios para explicar. A idetidade simples ou aditiva, quando a criança diz: "A água é a mesma. Não aumentou nem dimunuiu nada.". A reversibilidade por inversão, quando temos como resposta: "Se volta a água para o copo é a mesma água.". E a reversibilidade por compensação ou por reciprocidade de relações, quando a criança responde: "A taça é mais baixa, mas é larga; O copo e mais alto, mas é estreito; por isso, é a mesma coisa.".
Essa prova avalia o domínio da crinaça sobre o conceito de conservação, onde a