gestao tecnologia
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Até o presente momento foram analisados os principais recursos tecnológicos que são utilizados com mais freqüência na sala de aula e como o docente pode incrementar o seu plano de ensino, inserindo elementos e produzindo projetos que tornem as aulas mais interativas e atrativas para os seus alunos.
De acordo com Roman (2006, p. 3) saber manipular recursos da informática não é um diferencial, pelo contrário, com as grandes mudanças na educação, esse domínio já se tornou um pressuposto, é algo essencial para o desenvolvimento do trabalho educacional. Na verdade, os professores devem ser os primeiros agentes educacionais a serem incluídos digitalmente, tendo em vista a importância das suas ações relativas à introdução de tecnologias educacionais nas propostas de ensino.
Ressaltando que a inclusão digital não é somente ter habilidade no manuseio de equipamentos tecnológicos, ela consiste na criação e transformação de informações, resolução de problemas e compreensão do mundo.
Atualmente, a meta do governo brasileiro é infiltrar as tecnologias educacionais completamente no cotidiano escolar, a Lei 9.394/96 (LDB) já cita a tecnologia nos níveis fundamental, médio e superior, como um dos pontos a serem priorizados pelos agente educacionais. Os PCN's também já conjeturam a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem.
Muitos são os pontos positivos da adoção das tecnologias de informação e35 comunicação no âmbito educacional, mas não se pode ocultar os desafios confrontados pelos profissionais da educação no processo diário de aprendizagem, principalmente, aqueles interpostos pelas mudanças ocorridas no seio das relações escolares nas últimas décadas, em decorrência das tecnologias educacionais.
Pavão e Gomes (2010np) classifica os desafios vivenciados pelos docentes em dois tipos: desafios localizados no