desenho
O objetivo do trabalho é em questão teve como desafio, avaliar uma criança de 6 anos, estudante da educação infantil da rede pública.
Nessa fase, a criança está no período pré-operatório (2 a 7 anos) e já não está limitada ao seu meio sensorial. É capaz de manejar o seu ambiente através de representações simbólicas ou pensamentos acerca da realidade. Da mesma forma, é capaz de representar um objeto como se fosse outro, uma situação por outra ou ainda um objeto, pessoa ou situação por uma palavra.
Analisamos os fundamentos da teoria piagetiana através de seus principais conceitos e pressupostos. Objetivando apresentar os fundamentos da Teoria Piagetiana em um modelo que evidencie a inter-relação dos conceitos apresentados.
Tivemos como propósito, avaliar o desempenho da criança diante das provas propostas por Piaget, levando em consideração, o estímulo social e educacional que foi proporcionando a ela.
Embora muitas crianças apresentem perspectivas diferentes em suas estruturas, a criança em questão se sobressaiu nos testes aplicados, interagindo com todos os participantes.
Nesse sentido, foram alcançadas as expectativas na aplicação dos testes, pois todos os critérios avaliados obtiveram um bom desempenho final e o objetivo dos participantes, que era constatar a Teoria Piagetiana na forma prática, foi positiva.
2-APLICAÇÃO DE PROVA OPERATÓRIA
2.1 PROVA DE CONSERVAÇÃO DE COMPRIMENTO
Material: 3 canetas de cores diferentes.
Procedimento: Colocar as canetas sobre a mesa, alinhando-as, e pedir que a criança responda as perguntas.
Teste: A entrevistadora coloca 3 canetas sobre a mesa e empurra somente uma. Qual é a maior? Criança: a caneta vermelha é maior (a caneta que o entrevistador empurrou). A entrevistadora inverte a caneta e pergunta: Agora, qual é a maior? Criança: a caneta preta.
2.2 IMAGENS
O egocentrismo falou mais alto, qualquer ação adaptativa pressupõe uma organização subjacente. Não há nenhuma adaptação (assimilação