Dificuldades no desenvolvimento operatório frente às provas piagetianas
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: COMPARTILHANDO SABERES
DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO OPERATÓRIO FRENTE ÀS PROVAS PIAGETIANAS
Paula de Lima
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda uma atividade prática, como requisito da disciplina Psicologia da Educação: Compartilhando Saberes. Um dos objetivos era realizar um estudo comparativo acerca do desenvolvimento cognitivo para conhecer o pensamento operatório das crianças.
O estudo busca pesquisar a teoria de Jean Piaget, aplicando uma atividade em crianças no período operacional, observando a confirmação do contínuo processo de conservação, que no caso desta faixa etária, deve reconhecer que os objetos podem ser transformados sem perder comprimento.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com a teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo baseia-se na premissa de que as pessoas tentam atribuir sentido ao mundo e criam ativamente seu conhecimento por meio de experiências diretas com objetos, pessoas e ideias. Piaget acreditava que as pessoas jovens passam por quatro estágios à medida que se desenvolvem: no estágio sensório-motor, os bebês exploram o mundo pelos seus sentidos e pela atividade motora, e trabalham para dominar a permanência de objeto e realizar tarefas direcionadas a objetivos; no estágio pré-operacional, o pensamento simbólico e as operações lógicas começam; as crianças no estágio das operações concretas conseguem pensar logicamente sobre situações tangíveis e demonstram a conservação, a reversibilidade, a classificação e a seriação; a capacidade de raciocinar de forma hipotético-dedutiva, coordenar um conjunto de variáveis e imaginar outros mundos marca o estágio das operações formais. (DELGADO, 2009).
Para analisar as dificuldades de conservação que ocorrem nos estágios pré-operatórios e de operações concretas, Piaget em sua teoria criou estágios de desenvolvimento cognitivo. A teoria piagetiana ressalta a importância de entender a qualidade de pensamento, os