Trabalho de antrpologia
CLARICE SOARES MENDES
MARÍLIA NASCIMENTO RODRIGUES
RELATÓRIO DAS PROVAS REALIZADAS COM BASE NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET
VITORIA DA CONQUISTA – BA
2010
1.0 Apresentação No âmbito da disciplina de Psicologia do desenvolvimento foi- nos proposto a realização de um trabalho prático onde percebemos o desenvolvimento cognitivo de crianças em diferentes faixas etárias na perspectiva de Jean Piaget.
A teoria psicogenética surgiu das observações de Jean Piaget (1896-1980) com relação a seus próprios filhos. Notando a forma como eles compreendiam o mundo ao seu redor, Piaget, um biólogo suíço, passou a interessar-se pelo modo como o conhecimento era formado na mente infantil.
Deste modo, por meio de várias pesquisas com outras crianças, começou-se a perceber características de pensamento muito semelhantes entre crianças de uma mesma faixa etária; estas características, porém, modificavam-se em crianças de outra faixa etária, e eram semelhantes para este mesmo grupo.
Tais achados levaram Piaget a levantar uma importante questão de pesquisa - a de saber como se passa de um estado de menos conhecimento para outro de mais conhecimento. Ele estava interessado em conhecer a gênese, ou seja, a origem do conhecimento infantil; nome este, que deu origem à teoria elaborada por ele e por colaboradores denominada psicogenética ou epistemologia genética, que significa origem do conhecimento. Com essa perspectiva de observar tais características baseados nos princípios de conservação de quantidade de substância da teoria piagetianas - conhecimentos do domínio físico e de inclusão de classe, este trabalho propôs-se a identificar nas crianças participantes da pesquisa, a crença da permanência do objeto sólido, ou seja, verificar se a criança possui ou não a noção de conservação de substância e de inclusão de classe, caracterizando-as individualmente em