Competências gerenciais para a globalização
INTRODUÇÃO
Globalização
Processo antigo, marcadamente iniciado pelas chamadas Grandes Navegações, e em expansão, através do qual o espaço mundial adquire unidade; responsável pela atual geografia política.
“Conjunto de transformação das forças produtivas, das relações sociais, culturais e dos sistemas institucionais e ideológicos, que promovem, de forma irreversível, um processo de globalização da economia mundial”. (apostila da Disciplina Tópicos Avançados de Administração- UNESA -Curso de Administração)
Ao contrário de fatos históricos e grandes descobertas, como a da pólvora , o motor à combustão ou a fibra ótica; o descobrimento do Brasil ou a eleição de seu último presidente, o fenômeno da globalização não tem uma data- chave ou época a ser marcada no calendário como referência histórica isolada, ainda que iniciado conforme alguns autores, pelo processo de expansão européia viabilizado pelas Grandes Navegações. Sua característica mais marcante talvez seja exatamente o sentido de permanente, constante e crescente mudança e o ritmo intenso das mudanças que geometricamente imprime ao cotidiano, acrescidos da velocidade em implantar novos tipos de atitudes e alterar situações em pequena ou larga escala, com base em tecnologia freneticamente gerando novas tecnologias. O fenômeno mais discutido no Brasil e no mundo dos anos 90, afetando a vida não apenas de milhões de pessoas ( empresas e países estão inequívoca , inevitável e irreversivelmente inseridos no turbilhão de mudanças.
No centro das mudanças, as pessoas : funcionários, gerentes e dirigentes de organizações lutando para se adaptar a seu ritmo, e de quem se espera, em diferentes graus, novas idéias e métodos de lidar com a mudança.
A transformação na ciência e tecnologia do pós-Guerra afetaram dramaticamente a velocidade, tamanho e facilidade do que fazemos hoje. Contudo, as forças tecnológicas, liberdade política,