Teoria da demanda e da oferta
Prof. Josenito Oliveira
Teoria da Demanda e da Oferta AULA 3
REGRAS DE CONVIVÊNCIA
1. Programar o CELULAR para o modo SILENCIOSO e NÃO ATENDÊ-LO NO RECINTO 2. Participar e perguntar 3. Observar os HORÁRIOS 4. Não CONVERSAR de modo que atrapalhe a aula.
2
Escada da Motivação
INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços de bens e serviços e de fatores de produção em mercados específicos. É o estudo do funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço, predominando a visão de mercado como um todo. Abordagem econômica: custos de oportunidade ou implícitos; agentes da demanda; empresa: capital, trabalho, terra e tecnologia; empresário: sujeito da atividade econômica; objeto: complexo de bens corpóreos e incorpóreos; empresa: complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica.
INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
Pressupostos básicos da análise microeconômica A hipótese ceteris paribus: ao analisar um mercado específico parte-se da hipótese de que tudo o mais permanece constante. Papel dos preços relativos: são mais importantes os preços de um bem em relação aos demais do que os preços absolutos das mercadorias. Objetivos da empresa: análise tradicional aponta para o princípio da racionalidade, a busca do empresário pela maximização dos lucros, mas outras correntes apontam para aumento da participação nas vendas do mercado ou maximização da margem sobre os custos de produção.
INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
Aplicações da análise microeconômica: preocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviços e dos fatores de produção. Também busca responder questões como: por que, quando o preço de um bem se eleva, a quantidade demandada desse bem deve cair, ceteris paribus? Para as empresas, a análise microeconômica pode subsidiar as seguintes decisões: política de preços da empresa; previsões de demanda e