Gestão da informação
Em decorrência da globalização, o ambiente organizacional passou a sofrer mudanças cada vez mais profundas e velozes. A competitividade entre as empresas cresceu exponencialmente afetando diversos segmentos organizacionais. Em particular, o “boom” do fenômeno internet modificou o modo das empresas a realizarem negócios.
Refletindo esse panorama, investigue: De que maneira, os sistemas de informações, como geradores de informações de caráter decisório, podem ser usados na estratégia organizacional, de maneira a garantir a vantagem competitiva das empresas que realizam negócios pela internet?
As mudanças no mundo contemporâneo têm gerado transformações radicais na forma de produção e de relação entre os indivíduos. Nas últimas décadas, a revolução provocada pela informática nos ambientes empresariais e até mesmo domésticos tem feito com que grande parte das pessoas altere seus hábitos. Tomando como base os períodos históricos da evolução da sociedade, marcados inicialmente pela produção manufatureira e, posteriormente, demarcada pela produção industrial e pós-industrial, constatamos que foram fortemente influenciados pela incorporação tecnológica nos processos de produção e que causaram grandes mudanças na forma de vida das pessoas. Com o avanço tecnológico, este processo tornou-se mais complexo. As empresas transformaram-se em organizações cada vez mais complexas, hierarquizadas, especializadas e que demandam supervisão e gerência. Por conseguinte, a preocupação passou a ser com a autoridade, responsabilidade, planejamento, controle, coordenação e relações no trabalho (Motta, 1986).
Uma empresa em atividade é, por natureza, um sistema aberto e interativo suportado por uma rede de processos articulados, onde os canais de comunicação existentes dentro da empresa e entre esta e o seu meio envolvente são irrigados por informação, sabe se que algumas empresas não investem em tecnologia e capacitação de pessoal em TI, levando a empresa há um