Trigo
Monitorando o desempenho ambiental das organizações através da produção mais limpa ou pela avaliação do ciclo de vida. RESUMO.
A sustentabilidade do planeta é de responsabilidade de todos, necessitando de praticas e consumo responsável urgente buscando crescimento aliado a respeito ao meio ambiente. INTRODUÇÃO.
Diante do grande consumo de recursos naturais, o que acarreta numa possível escassez de água potável, a perda da biodiversidade e o aumento da poluição, sobre tudo no que diz respeito a mudanças climáticas global, cada vez mais empresas, sociedade, órgãos públicos vem aliando produtividade e crescimento sustentável a fim de minimizar ao máximo os efeitos causados a biodiversidade e ao meio ambiente, uma das ferramentas utilizada nesta empreitada é a ACV (avaliação do ciclo de vida), uma vês que inclui todas as etapas de fabricação e destino final de um produto.
A (ACV) surgiu da necessidade de se estabelecer uma metodologia que facilitasse a análise e os impactos ambientais causados através das atividades de uma empresa, dai deu-se conta de que a prevenção torna-se mais racional e econômico do que uma ação direta aos efeitos gerados ao meio ambiente.
Criaram-se alguns padrões normativos para o cumprimento de normas ambientais como a (iso 14040) que avalia a entrada e saída e os impactos ambientais causados por produtos diversos.
Criou-se também a (PMAISL-Produção mais limpa), método simples que da resultados com vantagens técnicas e econômicas cuja prioridade baseia-se na geração de resíduos, este método aplicado na produção e nos produtos a fim de economizar e maximizar a eficiência no uso da energia, matéria prima e água e o reaproveitamento dos resíduos gerados. O que torna mais simples este método é o fato de se levar em conta apenas a unidade fabril em questão, não levando em conta a cadeia produtiva como um todo. ANÁLIZE COMPARATIVA.
Como