Trigo
Plantação de trigo, cereal cultivado desde a
Pré-História como fonte de alimento: base do pão.
Planta herbácea anual da família das gramíneas, cultivada em climas temperados. Pertence ao grupo dos cereais.
O cultivo do trigo, que ocupa milhões de hectares, é um dos mais importantes do mundo. Desde a Pré-História ele é cultivado como fonte de alimento.
Os grãos do trigo são transformados em farinha para fazer pão e outros produtos alimentícios.
Os produtos derivados constituem a base da alimentação de milhões de pessoas em todo o planeta. Os cientistas pesquisam continuamente novas variedades capazes de resistir ao frio, às doenças e às pragas.
A PLANTA
Aparência
O pé de trigo é verde-brilhante e pode crescer até 1,5 m de altura.
A planta tem duas formações de raízes: as primárias ou temporárias, que são as primeiras a nascer e geralmente não apresentam muitas ramificações; e as permanentes, que surgem depois, nos primeiros nós dos colmos, ramificando-se e aprofundando-se muito no solo.
Os colmos são, em geral, eretos e formados de nós e entrenós. As folhas são alternadas, longas e delgadas. As flores, em inflorescência do tipo espiga, surgem na extremidade do colmo e ficam presas a um eixo principal chamado raque.
Cada espiga tem, em média, cinco flores e é protegida por invólucros que, em algumas variedades de trigo, formam prolongamentos na forma de barba (praganas). A fecundação ocorre quando o pólen de uma flor, transportado pelo vento, é depositado nos pistilos. Após a fecundação, os ovários do trigo dilatam-se e surgem os grãos. Uma planta saudável produz em média 15 grãos de trigo.
O Grão de Trigo mede de 3 a 6 mm de comprimento.
Divide-se em três partes principais: o germe, o pericarpo e o endosperma. O germe é a parte de onde nascerá a nova planta, sendo formado de proteínas, vitaminas e gordura. O pericarpo é composto de várias camadas que protegem a semente e é usado principalmente na fabricação de alimentos para animais.