descrição dos nados
Crawl
Posição do corpo:
No nado Crawl, o corpo fica na posição horizontal em decúbito ventral (barriga para baixo). O rosto submerso, com água na altura da testa, olhando para frente e para baixo ao mesmo tempo.
Ação das pernas:
A ação das pernas consiste em alternar diagonalmente o varrido das mesmas. Ainda que as pernas em alguma medida se movem lateralmente durante sua trajetória, a direção principal em que o fazem é de acima abaixo (fig. 1). Este movimento está provocado pela ação da rotação longitudinal dos quadris, isto é, as pernas realizam o movimento ascendente e descendente misturado com um movimento adentro e afora.
Ação dos braços: o estilo crawl, os braços realizam uma especie de S alongado. Debaixo da água o braço faz um movimento parecido com um ponto de interrogação “?” ou um “S”. Com isso, o nadador consegue “empurrar” mais água e aumentar a sua propulsão verdadeira. Depois segue-se a fase fora da água, em que os braços devem ser projetados à frente, com os cotovelos dobrados e a ponta dos dedos ficando na diagonal, isto é, o polegar virado para baixo.
Respiração:
Quanto à respiração, ela ocorre no meio da fase de puxada de um dos braços, enquanto o outro braço encontra-se no momento final da recuperação e próximo à pegada. A cabeça faz um giro lateral (para o lado escolhido), mantendo uma das orelhas submersas e a boca livre para inspiração. A cabeça retorna para água juntamente com o braço do lado escolhido, sendo que ela retornará mais rapidamente que ele e o outro braço estará iniciando a puxada
Coordenação dos movimentos:
-6 batidas de pernas por uma braçada nos 100m (velocistas)
- 4 batidas de pernas por uma braçada nos 200m (meio fundistas)
- 2 batidas de pernas por uma braçada nos 800m (fundistas)
Costas
Posição do corpo
Numa visão lateral, deve ver-se o peito do nadador numa posição plana e horizontal ao nível da água; Deve ser evitada a tendência de nadar