Aulas de natação costas
Conteúdo: Natação
Tema: Iniciação ao nado costas e braçada do nado costa
Público Alvo: Alunos da disciplina EFI do curso de Educação física da Universidade.
Duração: 35 minutos Aproximadamente.
Data: 23/10/2013
Professores: Sabrina Souza Corrêa – 76249
Objetivos: Proporcionar aos alunos a iniciação ao nado costas e atividades que desenvolva a braçada do nado costas.
Metodologia: A aula será ministrada pelos professores por comando verbal e/ou demonstração.
Introdução: Segundo Maglischo (1999), o nado costas é muito parecido com o nado crawl, exceto que é realizado em posição supina. Os braços dão braçadas alternadamente e ao contrário da braçada do crawl, a do nado costas apresenta três fases propulsivas. Evans(2007) completa que a maior vantagem para muitos nadadores é que a face geralmente fica fora da água, o que torna a respiração mais fácil
Segundo Evans(2007)deve alertar os alunos que a cabeça deve ficar sempre relaxada em uma posição neutra porém reta. Durante o nado é importante não relaxar os músculos abdominais pois causa o afundamento dos quadris aumentando o atrito com a água.
Segundo Maglischo(1999), os nadadores do nado costa executam quatro varreduras durante a parte submersa da braçada, as quais são seguidas pela liberação e pela saída do braço e pela sua recuperação sobre a água. As varreduras foram classificadas como primeira varredura para baixo, primeira varredura para cima, segunda varredura para baixo e segunda varredura para cima.
Atividades:
1) Aquecimento: Coelhinho sai da toca Duração: 3,5 minutos
Dentro d’agua: O grupo deve ser dividido em trios, sendo que dois integrantes ficarão um de frente pro outro, de mãos dadas (toca), e o outro integrante dentro da "toca".
Forma-se vários trios, e apenas uma pessoa ficará sem grupo e o professor dará a voz de comando: COELHINHO SAI DA TOCA!!!, Nessa hora todos os "coelhinhos" sairão da sua formação, procurando uma nova toca (não pode repetir a toca), e aquele que