Estética: introdução ao conceitual
Pesquisando a palavra estética encontramos expressões que dizem respeito à beleza física. Há também senso estético, decoração estética; nessas também há relação com a beleza, ou pelo menos com o agradável, porém nestes a palavra estética é usada como adjetivo, qualidade. No campo das artes encontramos: estética renascentista, realista, socialista, etc. sendo usada como substantivo designando um conjunto de características formais ou estilo. No campo da filosofia estética é um ramo que estuda racionalmente o belo e o sentimento que suscita nos homens.
Etimologia da palavra A palavra estética, etimologicamente, significa ‘’ faculdade de sentir’’, ‘’ compreensão pelos sentidos’’, percepção totalizante’’.
O belo e o feio: a questão do gosto Segundo Platão: a beleza é a única idéia que resplandece no mundo. A existência do ‘’belo em si’’ independente das obras individuais. Segundo o Classissismo: Estética normativa. É o objeto que passa a ter qualidades que o tornam mais ou menos agradáveis, independente do sujeito que as percebe. Segundo os filósofos empiristas (David Hume): a beleza é relativa de acordo com o gosto de cada um. Aquilo que depende do gosto e da opinião pessoal não pode ser discutido racionalmente. O belo não está no objeto, e sim nas condições de recepção do sujeito. Segundo Kant: o belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não possa ser justificado intelectualmente. O objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito. Belo é uma qualidade que atribuímos ao objeto