Descriminação
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Direitos Humanos. Nele, abordamos de maneira breve e sucinta alguns dos temas mais atuais e debatidos relacionados à justiça. No mundo atual, a complexidade de tais temas abordados requer com que conheçamos um pouco mais sobre os mesmo, para assim, poder entendê-los melhor. O objetivo principal é expor algumas de suas principais características com o intuito de instruir de forma a ter uma breve noção sobre o assunto. As informações aqui expostas foram obtidas através de livros acadêmicos. O que propomos estudar aqui é o tema em geral, de forma a darmos uma ênfase nos Direitos Fundamentais.
1. HOMOFOBIA
A palavra homofobia é um neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg em 1971 de maneira que combina a palavra grega phobos, de fobia (medo), com o prefixo homo, sendo esta uma remissão à palavra homofobia. De acordo com o “Dicionário Priberam da Língua Portuguesa”, significa “repulsa ou preconceito contra a homossexualidade ou os homossexuais.
São uma série de atitudes negativas feita de maneira crítica e hostil em ralação as lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, de maneira que podem variar entre a antipatia, o desprezo, o preconceito, a aversão e medo irracional.
Tais atos, na maioria das vezes, se encontram classificados como crimes de ódio, sendo estes “atos ilícitos ou tentativas de tais atos que incluem insultos, danos morais e materiais, agressão física, às vezes chegando ao assassinato, praticados em razão da raça, sexo, religião, orientação sexual ou etnia da vítima (...) os crimes de ódio são portando motivados pelo racismo, machismo, intolerância religiosa, homofobia e etnocentrismo, levando seus atores geralmente a praticarem elevado grau de violência física e desprezo moral contra a vítima (...)” 1
A homofobia é compreendida em duas dimensões fundamentais, sendo elas a: questão afetiva e a outra a questão cultural. A primeira citada é relacionada