primeiro beijo
O trabalho com este texto em sala de aula deverá ser feito com alunos do 9° ano, por estarem mais maduros e mais envolvidos com este assunto.
Primeiramente, colocaremos o título do texto em discussão, para que se contextualize o assunto da crônica que será posteriormente trabalhada. Diante desta, ouviremos todas as opiniões a respeito do assunto, a fim de que os alunos se empenhem na atividade e sintam à vontade.
É importante informar sobre o autor e uma breve biografia dele, para que os alunos tomem este conhecimento.
Colocaremos os estudantes diante do reconhecimento do gênero Crônica, explicando suas características.
Segue então a primeira leitura do texto, realizada em voz alta, clara e com entonações, já que se trata de um texto que envolve sentimento.
Abriremos aos alunos espaço para que façam suas observações do texto quanto ao entendimento deste . Neste momento cabe deixar que selecionem as palavras de difícil compreensão, já que este texto tem muitas destas, como “graxas, albumina, berdigotos” e outras.
O professor deverá direcionar a interpretação do texto, fazendo com que os alunos se envolvam no sentido estabelecido pelo texto, a intertextualidade e interdisciplinaridade, fazendo-lhes perguntas como: Será que a menina já tinha um sentimento pelo garoto que a beijou? Ele era como ela o imaginava, antes de beijá-lo?
Que referências o autor faz com elementos da disciplina de Ciências e por que ele usa essas palavras? Perguntas relacionadas à estrutura da crônica narrada: sobre narrador, personagem, sequência dos atos, espaço, tempo. No decorrer das aulas, o professor deverá direcionar outras questões que serão envolvidas de acordo com as pertinências dos alunos.
Como atividade a gerar instrumentos de avaliação, poderá ser solicitada uma produção textual, na qual os alunos contariam suas experiências com o primeiro beijo e também poderiam gerar entrevistas com os colegas,