Sequência Didática: Meu Primeiro Beijo
1º passo - Apresentação do projeto: Momento em que o professor apresenta aos alunos a tarefa e os estudos que irão realizar.
2º passo - Produção inicial: Os alunos, já informados sobre o projeto, irão expor o que sabem e pensam sobre o assunto, por meio de produção de texto, conversas, etc. A produção inicial trata-se de uma avaliação prévia e é através dela que o professor conhece as dificuldades dos alunos e obtém meios de estabelecer quais atividades deverão ser empregadas na sequência didática.
3º passo - Os módulos: Atividades (exercícios e pesquisas) planejadas metodicamente, com a finalidade de desenvolver as capacidades do aluno. Os módulos devem ser direcionados às dificuldades encontradas na produção inicial dos alunos e visando a superação dessas dificuldades, devem propor atividades diversificadas e adaptadas às particularidades da turma.
4º passo - Produção final: Avaliação do que conseguiram aprender no decorrer da sequência didática (comparação entre produção inicial e produção final).
No Encontro Presencial, nosso grupo elaborou a seguinte situação de aprendizagem construída a partir do texto “Meu primeiro beijo”, de Antônio Barreto:
1- Por ser um tema que aguça a curiosidade adolescente, iniciaríamos perguntando para a classe o que eles pensam sobre o beijo, os “diferentes beijos” e se “já beijaram”. Neste caso, quais foram as primeiras sensações e as primeiras lembranças.
2- Após o levantamento temático, a/o professora/o faria leitura “dinâmica” e “dramática” do texto para os alunos. Na sequência, cada aluno faria a sua leitura silenciosa.
3- Na leitura, assuntos tratados mais especificamente pelas Ciências e Biologia surgem como motivação de diálogos. É possível, portanto, estabelecer um estudo interdisciplinar.
4- Tais diálogos propiciariam debates temáticos, em que as opiniões seriam trabalhadas e fundamentadas com base no texto “Meu primeiro beijo” e nos diálogos intermediados