Desconstrutivismo
DESIGN DE MÓVEIS
MERCADOS
Rosana Cardoso
DESCONSTRUTIVISMO
Taquara, RS
2012
SUMÁRIO
6 EXPOSIÇÃO DE 1988 NO MoMA 18
7 AUXÍLIO POR COMPUTADOR 19
1 INTRODUÇÃO
Surgido na década de 60, num período marcado pela insatisfação dos jovens frente à cultura retrógrada estabelecida na França, o pensamento Construtivista ganhou forma de movimento no final dos anos 80 através da arquitetura.
A arquitetura desconstrutivista é uma linha de produção arquitetônica pós-moderna caracterizada pela fragmentação, pelo processo de desenho não linear, pelas formas não-retilíneas que distorcem e deslocam alguns princípios da arquitetura, resultando em uma aparência visual de caos e imprevisibilidade.
O desconstrutivismo tem sua base no movimento literário chamado desconstrução, cujo nome deriva do construtivismo russo que existiu na década de 1920.
Alguns arquitetos conhecidos como descontrutivistas foram influenciados pelas ideias de Jacques Derrida, filósofo francês considerado o responsável pelo esboço de uma espécie de teoria geométrica do conhecimento, cuja tradição se origina, pela ruptura com os significados universais. Experimentações formais e desequilíbrios geométricos do construtivismo russo são fatores que também influenciaram alguns seguidores da corrente desconstrutivista.
O desconstrutivismo serviu de referência a vários movimentos do século XX como, a interação modernismo/pós-modernismo, o expressionismo, o cubismo, o minimalismo e a arte contemporânea.
2 INFLUÊNCIAS DO DESCONSTRUTIVISMO NA ARQUITETURA
A relação do desconstrutivismo com o pós-modernismo e na arquitetura contemporânea situa-se em oposição à racionalidade ordenada do modernismo.
No modernismo prevalecia a funcionalidade das estruturas, e os modernistas criticavam qualquer alusão histórica, principalmente os ornamentos.
Os pós-modernistas voltaram a valorizar alguns conceitos