primavera arabe
Aprovado em ___/___/_____
Nota ______
Professor ____________________
A Primavera Árabe trata-se de um período de transformações políticas em países árabes nos quais possuem regimes ditatoriais de várias décadas, essas transformações ocorreram devido a revoluções em que o povo foi as ruas para protestar e manifestar por seus direitos, pois os mesmos não estavam sendo respeitados.
Os países nos quais esse período passou e/ou continua passando são: Tunísia, Egito, Líbia, Argélia, Bahrein, Marrocos, Omã, Iêmen, Jordânia e Síria.
Tunísia (Início):
Esse período teve seu início na Tunísia no final de 2010. Tudo começou quando Mohamed Bouazizi, um comerciante da região, após anos sendo explorado pelos fiscais do governo tunisiano tendo que sempre pagar propina para continuar com seu negócio acabou tendo sua mercadoria confiscada e com isso resolveu cometer suicídio ateando fogo ao seu próprio corpo.
O seu suicídio acabou aumentando a insatisfação popular (Que já era grande, devido às elevadas taxas de inflação e desemprego, das más condições de vida da maior parte da população e da corrupção do governo), o que desencadeou protestos no país que prosseguiram ate o início de 2011 e acabaram levando à saída do presidente Zine el-Abidine Ben Ali, que ocupava o cargo desde 1987 e a liberdade de imprensa pros meios de comunicação, tanto aos jornais e a televisão quanto a internet.
Estima-se que a revolução tunisiana (Mais conhecida como Revolução de Jasmim) acabou tendo uma baixa de mais de 300 mortos e mais de 2100 feridos.
Egito:
Inspirada na revolução da Tunísia, a população egípcia também resolveu se mobilizar para sair às ruas e protestar contra o desemprego, a corrupção, a inflação, a violência policial a falta de moradia e a falta de liberdade de expressão. Mas o principal objetivo dos