matematica
MATEMÁTICOS
Lalise Gutierrez Brasil
Professor: Nereu
Florianópolis, 01 de dezembro de 2013
Rafael Bombelli (século XVI)
Rafael Bombelli foi um algebrista italiano que nasceu em janeiro de 1526 em Bologna (Itália) e morreu em 1572, provavelmente em Roma, Itália. Talvez tenha sido o matemático mais importante da Itália, sendo pioneiro no estudo sobre os números imaginários. Foi o filho mais velho, e ele era parte de uma família de seis filhos. Rafael não recebeu educação universitária. Ele foi ensinado por um engenheiro-arquiteto Pier Francesco Clementi por isso talvez não seja muito surpreendente que Bombelli se deve virar à ocupação. Bombelli encontrou-se um patrono em Alessandro Rufini, que era um nobre romano, que viria a ser o bispo de Melfi.
Foi em 1549 que Alessandro Rufini, patrono Bombelli, adquiriu os direitos para recuperar a parte dos pântanos do Val di Chiana, que pertencia aos Estados Pontifícios. O Val di Chiana é uma região bastante central, nos Apeninos toscanos que não foi bem drenado, quer pelo rio Arno, que vai de norte a oeste passando por Florença e Pisa para o mar ou pelo rio Tibre, que corre para o sul, através de Roma. Em 1551 foi Bombelli no Val di Chiana gravar os limites para a terra que viria a ser recuperada. Ele trabalhou no projeto até 1555, quando houve uma interrupção no trabalho de recuperação.
Embora Bombelli estava esperando para o projeto de Val di Chiana para recomeçar, ele decidiu escrever um livro de álgebra. Ele sentiu que o motivo de muitas discussões entre os principais matemáticos foi a falta de uma exposição cuidadosa do assunto. Apenas Cardan teve, na opinião de Bombelli, explorou o tema em profundidade e sua grande obra-prima não era acessível a pessoas sem uma compreensão profunda da matemática. Bombelli sentiu que um texto auto-suficiente que pode ser lido por aqueles sem um alto nível de formação matemática seria benéfica. Ele escreveu