Desconsideração da personalidade da Pessoa Jurídica
Dentre os requisitos do art. 50, CC, para o caso em tela é aplicável o abuso da personalidade jurídica caracterizado pela confusão patrimonial, uma vez que conforme consta nos autos, a empresa assumiu dívida particular dos sócios mediante a apresentação de cheque seu.
Após a comprovação de inexistência de bens – Registro de Imóveis e Detran-Pr, REQUERER A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA DA EMPRESA CARRETÃO.
Jurisprudência:
AGRAVO DE INSTRUMENTO - EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL - DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA - APLICAÇÃO DA TEORIA MENOR DA DESCONSIDERAÇÃO - COMPROVAÇÃO DE INSOLVÊNCIA DA AGRAVADA EM RAZÃO DA INEXISTÊNCIA DE BENS CAPAZES DE SOLVER O DÉBITO - RECURSO PROVIDO. Deve haver a aplicação da teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica quando verificar-se que a existência da pessoa jurídica é obstáculo ao adimplemento da obrigação em razão de sua insolvência.
(TJPR - 14ª C.Cível - AI 0434314-2 - Foro Central da Região Metropolitana de Curitiba - Rel.: Des. Rubens Oliveira Fontoura - Unanime - J. 28.11.2007)
DIREITO CIVIL - AÇÃO DE COBRANÇA EM FASE DE EXECUÇÃO DE SENTENÇA - DESCONSIDERAÇÃO DA PERSOLINALIDADE JURÍDICA - INDEFERIMENTO - AGRAVO DE INSTRUMENTO - AUSÊNCIA DOS REQUISITOS EXIGIDOS NO ARTIGO 50 DO CÓDIGO CIVIL DE 2002 PARA O DEFERIMENTO DA MEDIDA PLEITEADA - RECURSO CONHECIDO E NÃO PROVIDO.
1. A aplicação da desconsideração da personalidade jurídica requer a conjugação de dois fatores, quais sejam: a) insolvência da empresa; e b) demonstração de abuso caracterizado pelo desvio de finalidade ou confusão patrimonial.
2. A falta de provas acerca da prática de qualquer abuso da personalidade jurídica e o simples insucesso financeiro da empresa devedora não autorizam a