Descoberta co caminho maritimo para a India
Introdução:
Este é um trabalho de pesquisa para a disciplina de Historia e Geografia de Portugal, sobre a descoberta do caminho marítimo para a Índia, por Vasco da Gama.
Desenvolvimento:
Vasco da Gama nasceu em Sines, no ano de 1469 e faleceu em Cochim, na Índia, a 24 de dezembro de 1524.
(Vasco da Gama)
O navegador Vasco da Gama, a 8 de julho de 1497 partiu do Restelo, em Lisboa com a sua armada que era constituída por três naus com os nomes de Bérrio, S. Gabriel, S. Rafael e uma naveta que não chegou ao fim da viagem por ter sido incendiada na Baia de S.Brás.
Dez meses depois, no dia 20 de maio de 1498 chegaram a Calecute na costa de Malabar, na India.
Durante a viagem, Vasco da Gama deparou-se com muitas dificuldades, atravessaram grandes tempestades, doenças e a revolta da tripulação.
O projeto para o caminho marítimo para a India foi delineado por D. João II como medida de redução dos custos nas trocas comerciais com a Ásia e tentativa de monopolizar o comércio das especiarias, mas só no reinado do seu sucessor D. Manuel I é que se realizou a viagem.
As especiarias eram desde sempre, consideradas o ouro da Índia. A canela, o gengibre, o cravo, a pimenta e o açafrão eram produtos difíceis de encontrar, por isso esperavam caravanas e mercadores experientes vindos do Oriente.
(produtos trazidos da Índia)
Quando Vasco da Gama chegou a Lisboa em agosto de 1499, foi recebido pelo rei D. Manuel I com muitos festejos, elogios e alguns prémios pelo serviço prestado ao reino:
- Atribui-lhe o titulo de Conde da Vidigueira com o prefixo de «Dom», que o rei só dava aos senhores mais importantes;
- Atribui-lhe uma tença anual;
- Foi nomeado Vice-rei da Índia.
Depois disso ele ainda fez mais duas viagens á Índia, onde viria a falecer.
As viagens à India era diferentes na ida e na volta para aproveitar