Globalização
Não se sabe quando se deu a origem da globalização. Historiados dizem que teve origem nos séculos XV e XVI, com as grandes navegações e as descobertas marítimas. Mas só no século XX, com a queda do socialismo e acessão do capitalismo que a globalização se efetivou e deu origem ao processo de globalização econômica. Com seu surgimento, a globalização facilitou a forma de interação dos governos e mercados de outros países e aproximaram as pessoas das mercadorias, trazendo também aspectos positivos, como aspectos negativos.
Segundo Lozardo (2007), o seu inicio ocorreu no final do século XV, a descoberta da América por Cristóvão Colombo em 1492 e o caminho para as índias por Vasco da Gama ao Cruzar o Canal da Boa Esperança em 1498.
Mas somente após 1869, que a globalização inicia suas primeiras comunicações em direção à integração econômica competitiva.
Lozardo (2007) destaca quatro fases importantes da globalização. A primeira aconteceu durante os anos de 1870 e 1914, com a abertura dos canais de Suez e Panamá, reduzindo os custos, e facilitando no sistema marítimo; a segunda, 1950 até 1980, onde ocorreu a integração econômica e comercial entre os países considerados ricos; a terceira ocorre depois de 1980, com os avanços nos sistemas de comunicação; e a quarta ocorre nos dias de hoje, a era do conhecimento.
Em 1989, o comunismo prometia a igualdade; “Todos seriam iguais perante a pobreza”, mas com o seu declínio e o predomínio do capitalismo, restou o capitalismo promover a desigualdade; “Todos serão desiguais perante a riqueza”, (LOZARDO 2007).
Ainda neste século, Lozardo (2007), afirma que o capitalismo teria uma face mais humana e co-responsável para sua própria sobrevivência.
Conforme Lozardo (2007), em dois séculos de globalização, as multinacionais, as nações, as sociedades e as regiões econômicas, sofreram e continuarão sujeitas a transformações.
Segundo Dicken (2010), os sentimentos de incertezas sobre a