ALGAS
DOCENTE:
DISCENTE:
ALGAS
INCONFIDENTES
2013
INTRODUÇÃO
As algas são vegetais inferiores e compõem o plâncton, mais especificamente o fitoplâncton. Possuem clorofila, sendo considerados seres autotróficos, por realizarem fotossíntese, e por esse motivo, elas habitam as partes mais superficiais das regiões aquáticas onde, a incidência de luz é maior. A fotossíntese realizada pelas algas, é a mais importante entre todos os vegetais, pois é responsável pela renovação da maior parte de oxigênio para o ar atmosférico, desde quando apareceram as primeiras cianofíceas no período pré-cambriano, que ajudaram a modificar a atmosfera da época.
CARACTERÍSTICAS
As algas caracterizam-se por serem organismos eucarióticos unicelulares ou multicelulares que, em sua maioria, apresentam parede celular formada de celulose e mais alguma substância como ágar, carragenina, carbonato de cálcio etc. O corpo das algas multicelulares é chamado de talo e pode apresentar-se como filamentos, lâminas ou estruturas que lembram caules e folhas de plantas.
As algas são autótrofas, isto é, são capazes de realizar fotossíntese e sintetizar moléculas orgânicas (alimento) a partir de substâncias inorgânicas e da energia da luz solar. A maioria apresenta cloroplastos cujo número e forma podem variar, mas que sempre apresentam clorofila, pigmento importante para a realização da fotossíntese. Além de diferentes tipos de clorofila (a, b, c, d ou e), os cloroplastos das algas podem apresentar outros pigmentos, tais como carotenos ou xantofilas. A presença desses pigmentos é uma característica muito importante como critério de classificação.
Entre as características consideradas na classificação das algas, destacam-se basicamente duas: o tipo de pigmento fotossintetizante e a presença de substâncias de reservas armazenadas no interior das células, existindo