Descentralizao
A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas para os níveis mais baixos da organização. A tendência moderna é descentralizar para dar melhor utilização dos recursos humanos. O princípio que rege a descentralização é assim definido: a autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próximo da cena quanto possível. A descentralização é tanto maior quanto:
● As decisões importantes são tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia; Menor a supervisão sobre as decisões tomadas. A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões. Ocorre quando não há nenhum controle direto sobre a tomada de decisão.
A descentralização em si não é boa nem má. Ela depende das circunstâncias. Há quatro elementos que concorrem para aumentar a descentralização:
→ Complexidade dos problemas organizacionais;
→ Delegação de autoridade;
→ Mudança e incerteza;
→ Em tempos de estabilidade.
Vantagens (permite que as decisões sejam tomadas pelas unidades situadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando um considerável aumento de eficiência):
→ Os gerentes ficam próximos do ponto no qual devem tomar as decisões;
→ Aumenta a eficiência e a motivação;
→ Melhora a qualidade das decisões à medida que seu volume e sua complexidade se reduzem; → Reduz a quantidade de papelório e os gastos respectivos;
→ Os gastos de coordenação são reduzidos em face da autonomia para tomar decisões;
→ Permite a formação de executivos locais ou regionais motivados e mais conscientes dos seus resultados operacionais.
Desvantagens (A descentralização tem suas limitações e traz certas desvantagens): → Falta de uniformidade nas decisões;
→ Insuficiente aproveitamento dos especialistas;
→ Falta de equipe apropriada no campo de atividades.