desafios do professor na contemporaneidade
Referência Bibliográfica
FREITAS, Hélia Maria Soares de; BARRENECHEA, Miguel Angel de. Filosofia e educação-UNIRIO. v. único. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013.
O multiculturalismo é a realidade da nossa sociedade contemporânea, a figura ilustra muito bem essa realidade, no sistema pedagógico os desafios para os docentes se tornam cada vez mais ampliados em função da extrema diversidade cultural que aparece em nossa sociedade, e, é refletida diretamente na escola. Ao trabalhar com a ética escolar o professor deve ressaltar o respeito mútuo, o respeito a si próprio, usar o diálogo para a tomada de decisões coletivas, posicionar-se contra qualquer discriminação, adquirir e construir conhecimentos, contribuir ativamente para a melhoria do ambiente, agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania. (BRASIL. MEC, 1988, PP7-8).
Além de todos os tópicos citados acima um dos grandes desafios do docente é trabalhar e respeitar a especificidade de cada aluno, sem adotar uma postura de neutralidade. Além da adoção de um comportamento equilibrado na vida, o trabalho com a ética consiste em abordar temas como o respeito com as diferenças, o preconceito, a realidade cotidiana dos alunos a relativização, pois o multiculturalismo gera situações, lugares e estudos extremamente ricos, riqueza que deve ser explorada de forma positiva para o fim do preconceito e para a formação do cidadão.
(...) a prática educativa emancipatória requer, efetivamente do educador, como tomada de posição pela missão histórica consciente e consequente da humanidade, destruir as relações de classes que sustentam a alienação e privam o homem de seu pleno desenvolvimento humano (1985, p.81).
Outra forma de trabalhar com a ética e com a moral na escola é através da inclusão, numa época de diversidade crescente a inclusão é uma das formas mais eficazes de ética. Os questionamentos são muitos, a grade curricular