Novas tecnologias Novos Professores Novos Alunos1
REFLETINDO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE
ALDA, Lucía Silveira
Mestranda em Linguística Aplicada
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Universidade Católica de Pelotas (UCPel) luciaalda@hotmail.com Resumo: Diante da crescente difusão e renovação das tecnologias no contexto social pós-moderno, não se pode ignorar a nova realidade imposta dentro da sala de aula. Cada vez mais as tecnologias digitais tornam-se presentes em todos os ambientes, modificando a maneira como ensinamos e aprendemos. As novas tecnologias estão integrando-se ao nosso cotidiano, e o acesso à informação está tornando-se cada vez mais natural. Além disso, as mudanças tecnológicas também modificam as novas gerações que surgem, e por conseguinte, surge um novo contexto educacional que exige uma nova postura por parte do professor. Desse modo, este artigo objetiva discorrer acerca desse novo contexto educacional que surge, visando esclarecer qual é o papel que o professor deveria assumir na contemporaneidade.
Palavras-chave: papel do professor; contexto escolar; contemporaneidade.
INTRODUÇÃO
A evolução é inerente ao ser humano. Á medida que a sociedade se desenvolve, esta também se transforma e porquanto, se adapta. Levando em consideração essa afirmação, a sociedade, hoje, é diferente da sociedade de alguns anos atrás, onde algumas idéias, sistemas, costumes e hábitos eram diferentes das atuais. Vivemos na pósmodernidade, e tratando-se do ambiente escolar, as mudanças não são fáceis de aceitar.
Segundo Finch (2006), a educação tem sido notável pela sua resistência às idéias pósmodernas, já que escolas e universidades têm sido tradicionalmente agentes superiores das idéias iluministas.
No entanto, essas mudanças geradas na sociedade devem ser examinadas, a fim de buscar adaptações para a situação social atual e em relação à educação, isto deve ser necessariamente considerado.
Os próprios professores estão sentindo as