INDISCIPLINA: LIMITE NA MEDIDA CERTA, breve síntese do livro de Içami Tiba
FEVEREIRO, 2014
JAQUELINE ANDRADE MAYER
TURMA DE ESTAGIÁRIOS 2014
Disciplinando com Içami Tiba.
Quando tomei conhecimento da minha turma de estágio, no final de 2014, refleti sobre o queria me aprofundar. A turma é um 4º ano, formado por duas turmas antes distintas, totalizando 30 alunos de 09 a 11 anos. Em um ambiente com um número grande de crianças podem surgir casos de indisciplina, que podem comprometer o andamento das aulas e prejudicar toda a turma. Por isso resolvi buscar por um livro sobre este assunto e optei por: “INDISCIPLINA: Limite na medida certa”, de Içami Tiba.
O livro inicia falando sobre a Indisciplina familiar, tratando dos privilégios excessivos dados a criança, ao bebê quando choram apenas para acalmá-los, e como sem perceber os pais acabam criando certo tipo de ideia na cabeça do filho: “Se tenho esse comportamento, consigo o que quero.” Logo cria-se um indisciplinado, que desrespeita convenções pelo seu conforto, isto pode acontecer desde as primeiras interações.
O autor traz a importância da disciplina para educação, mas ao contrário do que se possa pensar, isso está longe de esta vinculado apenas autoritarismo, injustiças, inadequações. Determinadas punições podem existir sim. Afinal, algo deve perder aquele que desrespeitas as combinações, mas quando há uma combinação de punição, esta deve ser cumprida sem exceções, pois desrespeitá-la significa desrespeita o disciplinador.
No âmbito escolar a disciplina sempre será mais favorável num ambiente sem muito barulho, bagunça ou precariedade. Içami compara o professor com um cozinheiro, vai prepara sua cozinha, temperar da melhor e mais alegre maneira sua comida de saberes para torna-la atraente, aromática, apetitosa para quem a veja, ou sinta. Deixar sua cozinha “interessante” resulta em alunos interessados, isso possibilita mais alunos disciplinados.
É necessário e essencial à educação saber estabelecer limites e valorizar a disciplina, e para isso é necessária