Síntese do Biodiesel
ORGÂNICA EXPERIMENTAL II
SÍNTESE DO BIODIESEL
ALUNOS: FILIPE MACHADO GEOVANI ARISTEU
PROFESSOR: GUILHERME VILELA
IFRJ – CAMPUS DUQUE DE CAXIAS
1º Semestre/2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVO 1
3. MATERIAIS E REAGENTES 1
3.1. MATERIAIS 1
3.2. REAGENTES 1
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 1
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 1
6. CONCLUSÃO 4
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. MATERIAIS E REAGENTES
3.1. MATERIAIS
3.2. REAGENTES
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES A obtenção do biodiesel derivado da soja foi realizada por uma reação de transesterificação em meio básico, tendo como catalisador o metóxido de potássio usando o metanol como agente transesterificante (Figura 1). Como produtos desta reação obtivemos os ésteres de ácidos graxos (biodiesel) e o glicerol.
Figura 1 – Mecanismo geral para a síntese do biodiesel (Fonte: Google) As principais etapas da transesterificação dos óleos vegetais catalisada por bases são apresentadas na figura 2. O primeiro passo é a reação da base com metanol, produzindo alcóxido (base conjugada) e água (ácido conjugado). O alcóxido, agindo como nucleófilo, ataca o átomo de carbono deficiente em elétrons do grupo carbonila do triacilglicerídeo, conduzindo à formação do intermediário tetraédrico; a ruptura da ligação entre carbono e oxigênio do glicerídeo no intermediário tetraédrico conduz ao produto carbonilado (éster metílico) e ao diacilglicerídeo, este último formado após a remoção do átomo de hidrogênio do metanol, obtendo o ânion metóxido, permitindo a continuidade do processo reacional. Diacilglicerídeos e monoacilglicerídeos são convertidos pelo mesmo mecanismo para a mistura de ésteres metílicos e glicerol.
Figura 2 – Mecanismo de reação de transesterificação (Fonte: Google) Para uma transesterificação estequiometricamente completa, uma proporção molar 3:1 de álcool por triacilglicerídeo é necessária. Entretanto, devido ao